Ziraldo, o criador de ‘O Menino Maluquinho’, morre aos 91 anos dormindo ao lado da família em casa
Por Marcelo de Assis, Notícia Imediata
Morreu na tarde deste sábado (6) o lendário cartunista e escritor Ziraldo, que criou personagens icônicos da literatura infantil como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê. Ele tinha 91 anos e seu falecimento foi confirmado por sua família.
Ziraldo morreu dormindo em sua residência, no bairro da Lagoa, zona sul do Rio. O óbito ocorreu por volta das 15h.
Durante sua trajetória profissional, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal O Pasquim que combatia a ditadura militar no Brasil nos anos 1960. Seu primeiro desenho foi publicado em 1939 no jornal A Folha de Minas quando o então futuro cartunista tinha apenas 6 anos de idade.
Após se formar em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, Ziraldo fez parte das equipes de publicações como A Cigarra e O Cruzeiro em 1957. Em seguida, trabalhou no Jornal do Brasil onde criou os personagens O Bom,Mineirinho e Supermãe.
Seu talento pavimentou o caminho para a criação de personagens infantis como a Turma do Pererê e o clássico O Menino Malquinho, este, que foi lançado em 1980 e se tornou um dos grandes êxitos da literatura infantil brasileira em todos os tempos.