Tradições juninas invadem as praças de Rio Branco com apresentações gratuitas nesta segunda
Redação Notícia Imediata
Por Dry Alves, Ascom
As praças de Rio Branco se transformarão em verdadeiros palcos culturais, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, às 15h, na Praça da Revolução, e, às 16h, na Praça da Juventude, com o Projeto Giro Cultural – Tradições Juninas nas Escolas.
O objetivo é resgatar e celebrar a rica herança das festas juninas, com apresentações gratuitas que prometem encantar o público com quadrilhas estilizadas, música, dança e teatro.
A iniciativa, realizada pelo produtor cultural Carlos Eduardo, tem o apoio do Instituto Social, Cultural e Esportivo Malucos na Roça e é financiada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, além de integrar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o Ministério da Cultura.
Além das apresentações em locais públicos haverá também apresentações, no dia 10 de dezembro, às oportunidade imperdível para às 15h, na escola Pública Municipal Sebastião Pedrosa, e , às 16h, na Escola Pública Municipal Ana Turam. Com isso, a cultura junina chegará ao público infantil com cenários coloridos e passos marcados por energia e emoção.
De acordo com Douglas Januário da Silva, quadrilheiro há 16 anos, viver o São João é magnífico.
“Isso não tem preço que pague! O ano inteiro fazemos cultura, levando arte a nossa vida, porque entregamos de corpo e alma a esse movimento que é transformador e, acima de tudo, cheio de realizações”, destaca a rainha G da quadrilha Junina Malucos na Roça.
Além de preservar as raízes culturais, o projeto promove inclusão e acessibilidade, contando com intérpretes de Libras para garantir que todos possam participar dessa celebração.