Situação de emergência é decretada no Acre após aumento no número de casos de dengue

Situação de emergência é decretada no Acre após aumento no número de casos de dengue
Publicado em 09/01/2024 às 13:33

A Sesacre vai liderar as ações de combate às doenças

Com relação ao último Relatório Epidemiológico que demonstra um quadro preocupante em relação à situação das síndromes febris ocasionados pelas Dengue, Zika e Chikungunya no Acre, o governo, por meio do Diário oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira (08), declara a existência de uma situação de emergência.Neste mesmo período em 2022, existiam cerca de 5.445 casos suspeitos e 3.755 confirmados. Com isso, neste ano houve um aumento de 106,6% nos casos. Esse número é preocupante. Com isso, o governo busca entender os motivos que levaram esse aumento para tomar as medidas cabíveis.

Além disso, com a crescente do período chuvoso, a tendência é que os casos continuem a crescer e a situação ainda piora com o surgimento de outros dois vírus no estado, o Mayaro e o Oropouche, que tem sintomas parecidos com as outras doenças como a Dengue.

A demanda nas unidades de saúde tem crescido bastante nos últimos dias. A maioria dos atendimentos são para exames e cuidados dessas doenças arbovirais. Com isso, as unidades ficam superlotadas e dificultam o atendimento para outras demandas.

Os grupos populacionais mais suscetíveis são crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias, de baixo nível socioeconômico e trabalhadores ao ar livre. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE) vai liderar o combate das doenças, com isso, todos os órgãos necessários devem obedecer a secretaria, que está autorizada pelo governo a adotar qualquer medida administrativa necessária para ajudar na situação.

“A Gazeta Do Acre”

Tópicos