Sicredi realiza 9º Encontro Nacional com Jornalistas no RS; Acre teve dois representantes
Por Marcos Dione, do Notícia Imediata
Profissionais de imprensa de todo o Brasil participaram, nos dias 6 e 7 de novembro, do 9º Encontro Nacional de Jornalistas e Formadores de Opinião, promovido pela cooperativa de crédito Sicredi, no estado do Rio Grande do Sul. O Acre foi representado por Maria Fernanda, repórter do Portal ContilNet, e Marcos Dione, proprietário do Portal Notícia Imediata.
Em Porto Alegre, os jornalistas foram ao Centro Administrativo Sicredi (POA), único prédio no Brasil com certificação platinum de sustentabilidade. Lá, o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, apresentou dados do Sicredi, salientando os impactos socioeconômicos das cooperativas de crédito nas comunidades de todo o país.
O evento contou, ainda, com a viagem do grupo a Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. A cidade é considerada como o berço do cooperativismo de crédito nacional. Foi lá que, por volta do ano de 1902, o padre holandês Theodor Amstad lançou o modelo de cooperativismo que deu origem à Sicredi.
O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, compartilhou números, ações e iniciativas da cooperativa, destacando que a cooperativa exerce papel singular em sua região, reconhecendo a vocação econômica local.
A trajetória do Sicredi no cooperativismo de crédito demonstra que o desenvolvimento econômico pode andar lado a lado com a responsabilidade social, já que o Sicredi possui diversos programas sociais de desenvolvimento econômico e social. Os associados, que também são donos do negócio, continuam a moldar o futuro da instituição, baseados nos princípios de cooperação e participação ativa.
A Importância Global do Cooperativismo de Crédito
Conforme o World Council of Credit Unions (Woccu), mais de 87 mil cooperativas de crédito estão espalhadas por 118 países, reunindo 393 milhões de associados. O impacto dessas instituições ultrapassa fronteiras, contribuindo para o bem-estar social de suas comunidades e representando mais de 12% da população economicamente ativa no mundo.
No Brasil, o movimento é igualmente expressivo. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, o setor conta com mais de 700 cooperativas de crédito, atendendo 17,9 milhões de associados. Essas cooperativas geram 112 mil empregos diretos e operam cerca de 9 mil unidades de atendimento, sendo a única instituição financeira em mais de 300 municípios brasileiros. Além disso, o setor movimenta mais de R$ 809 bilhões em ativos, com sobras que alcançaram R$ 15 bilhões em 2023, reforçando sua importância para o Sistema Financeiro Nacional e para o desenvolvimento do país.