Rio Acre baixa mais de 5 metros e moradores afetados pela enchente em Assis Brasil iniciam volta para casa
Redação Notícia Imediata
Com a vazante do Rio Acre em Assis Brasil, interior do Acre, as famílias que precisaram sair de casa por conta da cheia começaram a voltar para casa nesta segunda-feira (26). Os moradores foram autorizados a irem até as residências fazerem a limpeza, retirar entulho e sujeira.
O nível do Rio Acre baixou mais de 5 metros na cidade. No domigo (25), o manancial chegou a 13,36 metros e está a 8,41 metros na tarde desta segunda-feira (26).
Ao todo, 355 pessoas ficaram desabrigadas, de 89 famílias, 131 desalojadas, de 38 famílias, ficaram na casa de parentes e amigos, e quatro bairros foram afetados. A prefeitura montou quatro abrigos para atender a população durante a enchente.
O Rio Acre no município transbordou na noite da última quinta-feira (22), quando chegou a 12,26 metros, 16 centímetros acima da cota de transbordo – 12,40 metros.
Após o transbordamento, logo as primeiras famílias foram retiradas de suas casas e levadas para abrigo. Foram montados abrigos no Ginásio Sidney Nascimento de Moraes e nas escolas municipais Maria Ferreira e Edilsa Maria Batista.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, sargento Jonatas Albuquerque, disse que foram disponibilizados sete caminhões para ajudar os moradores a voltarem para as residências. Bombeiros, servidores da prefeitura, homens do Exército Brasileiro equipes de órgãos estaduais e voluntários fazem a limpeza de ruas, calçadas e auxiliam os moradores.
“Colocamos os caminhões à disposição para fazer a retirada das famílias e levando para casa. Provalmente não vamos conseguir levar todas para casa hoje, mas vai uma boa parte. Estamos fazendo vistorias nas casas para as famílias voltarem”, explicou.
O coordenador destacou que as equipes verificam casas e áreas que ficaram com danos na estrututa. Segundo ele, as previsões meterológicas apontam que ainda vai chover na região, contudo, a quantidade de chuva não deve elevar novamente o nível do rio.
Foram distribuídos, até esta segunda, 130 kits de limpeza para os moradores. “Estamos fornecendo alimentação para essas famílias e organizando o retorno. A prefeitura prestou apoio na retirada e agora na volta para casa”, concluiu.
G1acre