Programa Aprendiz Cooperativo finaliza atividades de 2024 no Acre
Redação Notícia Imediata
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop/AC) concluiu em 2024 mais uma etapa do Programa Aprendiz Cooperativo, que desde 2015 tem capacitado jovens e adolescentes acreanos para o mercado de trabalho. Ao longo de quase uma década de atuação, o Programa já formou mais de 130 jovens, reafirmando seu compromisso com o quinto princípio do cooperativismo: “Educação, Formação e Informação”.
Neste ano, 29 jovens participaram da qualificação, que inclui aulas teóricas em Cidadania e Trabalho, Linguagem e Comunicação, Empreendedorismo, Informática, Cooperativismo, Matemática Comercial e Financeira, Formação Humana e Científica, Introdução à Administração e Auxiliar Administrativo. Além disso, eles realizaram atividades práticas nas cooperativas parceiras, como Unimed Rio Branco, Cooperacre, Capital Cred e Sicoob Uni Acre.
O Superintendente do Sescoop no Acre, Rodrigo Forneck, destacou a importância do Programa Aprendiz Cooperativo para a formação de jovens no estado, reforçando o compromisso do Sescoop em promover educação e formação que prepare os participantes para os desafios do mercado de trabalho e contribuam para o fortalecimento do movimento cooperativista.
“Essa é uma grande oportunidade para esses jovens, que podem desenvolver uma atividade profissional enquanto se qualificam, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos na área do cooperativismo. No atual contexto em que estamos, isso é um diferencial”, disse.
O presidente da OCB no Acre, Valdemiro Rocha, ressaltou o impacto positivo do Programa Aprendiz Cooperativo na formação dos jovens participantes. “Parabenizamos a todos os aprendizes, que no decorrer desse ano se dedicaram tanto no trabalho prático das cooperativas quanto nas aulas do curso. Este é um trabalho conjunto que envolve a equipe interna do Sescoop, professores do programa e cooperativas, que possibilitam uma formação integral desses jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou.
Em janeiro de 2025, os participantes iniciam o último módulo do curso, que envolve a Apresentação para o Mercado de Trabalho, visando prepará-los para enfrentar processos seletivos com confiança e apresentar suas competências de forma clara e profissional, consolidando todo o aprendizado adquirido durante o curso.
Paulo Victor tem 16 anos e é aprendiz da Unimed Rio Branco nesta edição. “Todo o aprendizado que tive no programa durante esse ano, tanto nas aulas teóricas quanto na prática dentro da cooperativa, foi de grande importância. Essa experiência vai contribuir tanto para minha vida profissional quanto para a pessoal”, disse.
A coordenadora de recursos humanos da Cooperacre, Janaína Félix, pontuou a relevância das trocas de experiências e dos aprendizados mútuos ao longo do Programa, entre os aprendizes e as cooperativas parceiras. ”Só temos a agradecer ao Sescoop e a todos que fazem parte dessa trajetória. Esse programa é enriquecedor, é muito importante essa troca de saberes no ambiente escolar e também nas cooperativas. Aqui estão sendo formados pessoas com caráter, desenvolvimento intelectual e pessoal para a vida”, acrescentou.
Texto e fotos: Assessoria