Presidente da Fagt, Henrique Álefy destaca reconhecimento com a regulamentação dos e-sports em Rio Branco

Por Marcos Dione, do Notícia Imediata

Presidente da Fagt, Henrique Álefy destaca reconhecimento com a regulamentação dos e-sports em Rio Branco
Foto/Arquivo Pessoal
Publicado em 10/01/2024 às 20:30

O presidente da Federação Acreana de Games e Tecnologia (Fagt), Henrique Álefy Xavier, comemorou que a lei que regulamenta a modalidade esportiva foi sancionada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco. O jovem destacou o reconhecimento do poder público com a regulamentação dos e-sports na capital acreana.

A regulamentação define o e-sport como prática esportiva eletrônica uma competição entre duas ou mais pessoas por meio de plataformas eletrônicas. O propositor do projeto foi o vereador Fábio Araújo (PDT). A regulamentação foi publicada em diário oficial no final de dezembro.

“A partir dessa regulamentação o e-Sport passa a ser considerado um nova modalidade de esporte. Essa lei garante aos competidores direitos de atleta e o reconhecimento às entidades, confederação, federação e liga como administradoras e fomentadoras da modalidade”, explicou o presidente da Fagt, Henrique Álefy Xavier, em entrevista ao Globo Esporte.

Ainda segundo o dirigente, com a regulamentação, a modalidade pode passar a receber maior atenção do setor público, como investimentos e melhorias de infraestrutura e estímulo ao desenvolvimento do e-sport.

“A partir disso o setor público tem um embasamento legal para investir em projetos que fomentam a modalidade, como acontece no futebol, vôlei etc. Com isso podendo ocorrer melhorias na infraestrutura, estímulo ao desenvolvimento de talentos locais e criação de oportunidades econômicas associadas aos e-Sports”, complementou Álefy.

A Fagt aguarda também a sansão da lei no âmbito estadual pelo governador Gladson Cameli, após aprovação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Com informações do ge.

Tópicos