Prefeitura de Rio Branco intensifica limpeza de córregos e igarapés para evitar enxurradas
Redação Notícia Imediata
As ações de limpeza na cidade de Rio Branco, em especial córregos e igarapés vêm sendo intensificadas, principalmente, neste período em que as chuvas são mais intensas, para evitar, que o problema das enxurradas volte a invadir casas e quintais.
No entanto, infelizmente, apesar do poder público fazer a sua parte, é comum moradores alheios aos problemas, jogarem entulhos de toda ordem, dentro dos córregos e outas vertentes por onde a água deveria escoar.
“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas que a população possa colaborar, descartando o entulho de forma correta. Nós temos um cronograma que divulgamos na rede social da prefeitura, sites e para os líderes comunitários para que possam divulgar nas suas comunidades, para que as pessoas só façam a limpeza dos seus quintais e descartem esse entulho para fora, quando a prefeitura estiver dentro do bairro fazendo a limpeza”, explicou o secretário da secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.
Socorro Ferreira, reside no conjunto Nova Esperança. Há muitos anos reivindicava melhorias na desobstrução do igarapé que passa perto de sua casa.
“O problema é antigo. As pessoas carregam geladeira, fogão, vão jogando tudo aí. Quando chove é uma tristeza.”
A senhora Mazilia Amorim, reconhece o trabalho que a Prefeitura de Rio Branco vem realizando na limpeza das ruas e dos igarapés, mas acredita que o maior culpado dos problemas com as obstruções, são os próprios moradores.
“Uns tem consciência e outros não tem. Eu sou contra as pessoas que fazem uma coisa dessas. É sujeira demais no meio ambiente.”
O secretário da SMCCI, Joabe Lira, informou que o prefeito de Rio Branco, mais que dobrou o orçamento desde 2022 e a determinação do gestor para 2024, é que a capital rio-branquense seja de fato, um lugar onde as pessoas possam ter orgulho de viver.
“Desde que assumiu a gestão, ele investiu muito em limpeza pública e dobrou o nosso orçamento. Por isso, nós conseguimos triplicar a quantidade de equipes, saímos de 10 para 30. Além disso, investimos também em outras áreas, que foi a limpeza dos córregos, principalmente. Ano passado, nós colocamos duas escavadeiras hidráulicas, colocamos também retroescavadeiras, para fazer a limpeza mecanizada e a limpeza manual. Estão fazendo a limpeza dos córregos já desde o início do ano, retiramos muito entulho dos córregos. Então, o poder público tem feito sua parte”, concluiu Joabe.
Assessoria PMRB