Escolas da rede estadual continuam aplicação do Simula Enem com Dia D de Mobilização
As escolas da rede estadual do Acre estão aplicando o 4° Simula Enem do programa Pré-Enem Legal. Este é o último, de uma série de simulados que foram aplicados ao longo do segundo semestre de 2024 para os 9.859 estudantes da terceira série do ensino médio da rede.
Como parte da atividade, cada escola está promovendo o Dia D, uma ação que visa mobilizar e engajar os alunos para as provas. Desta vez, a aplicação é realizada em formato físico, com a finalidade de recriar as condições reais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecendo aos estudantes uma experiência mais próxima ao dia da prova oficial.
A escola Professora Clícia Gadelha, situada na região do São Francisco, em Rio Branco, foi uma das unidades da rede que aplicou as provas do simulado nesta sexta, 25, e ofereceu um ambiente focado para que os estudantes pudessem vivenciar essa fase final de preparação.
“Nós organizamos tudo com base no Enem real, seguindo todas as regras e passos, desde a divulgação das provas, identificação das salas, o que cada aluno poderia trazer, como ele deveria se portar, documentos de identificação, enfim, tentamos fazer o mais realista possível”, explicou o coordenador pedagógico da escola, Jessé Lima.
Para Danilo Souza, aluno que sonha em conquistar a pontuação necessária para cursar Direito, o objetivo da escola foi alcançado, pois, segundo o estudante, o Dia D realizado na Clícia Gadelha foi bem semelhante ao da prova real. “Fiz Enem ano passado como treineiro e hoje aqui os padrões da prova foram seguidos. Além disso, o Pré-Enem Legal tem me ajudado com a redação”, avalia.
A coordenadora pedagógica do Pré-Enem Legal, Cleice Oliveira, explica que os simulados anteriores a este foram aplicados em formato digital. “A sequência foi estruturada para permitir que os estudantes se familiarizassem gradativamente com o formato e a dinâmica das provas do Enem, possibilitando que equipes pedagógicas realizassem intervenções e acompanhamentos direcionados ao longo do processo”, pontua.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, ressalta que o Simula Enem é mais uma ferramenta estratégica para a melhoria da educação pública do Acre. “É uma oportunidade para que os nossos alunos tenham uma preparação sólida e direcionada para o Enem, além de promover equidade no acesso aos recursos educativos”, destaca.
Sobre o Pré-Enem Legal
O Pré-Enem Legal é um programa do governo do Acre, gerido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), voltado para os alunos da rede estadual e a comunidade, com foco em ex-alunos, principalmente naqueles que concluíram os estudos no período pandêmico, oferecendo suporte gratuito e de alta qualidade.
O programa oferece a todos os estudantes da rede que estão concluindo o ensino médio e à comunidade inscrita, videoaulas produzidas e gravadas por professores especializados com conteúdos alinhados ao Enem, e garante materiais didáticos de qualidade e exercícios semelhantes à prova oficial.
Além das videoaulas, o programa também oferece aulões revisionais e podcasts, os quais são disponibilizados em diversas plataformas, desde as mais tradicionais, como TV, pelo canal Amazon Sat, até plataformas digitais YouTube e na plataforma digital CEMEAC.
Outra frente do programa são os aulões presenciais. A itinerância do Pré-Enem Legal passou, em 2024, por todas as cidades do estado, momento em que todos os alunos tiveram contato direto com professores do programa, que também oferece suporte via WhatsApp, outra interação direta com os professores.
Nas semanas que antecederão as provas no Enem, o Pré-Enem Legal promoverá o Aulão de Véspera, que será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da Secretaria (YouTube.com/@educacaodoacre) nos dias 1º e 7 de novembro e permitirá que estudantes de todo o Acre, incluindo os mais distantes, participem de uma revisão completa e interativa.
Veja as escolas que realizaram o Dia D do Simula Enem nesta sexta:
Visualizações: 17