Dois anos após bariátrica, jornalista Leônidas Badaró celebra qualidade de vida depois de perder 50kg: ‘não sinto nada’

Por Marcos Dione, do Notícia Imediata

Dois anos após bariátrica, jornalista Leônidas Badaró celebra qualidade de vida depois de perder 50kg: ‘não sinto nada’
Repórter antes e depois da bariátrica/Fotos: arquivo pessoal
Publicado em 27/11/2024 às 12:39

O jornalista acreano Leônidas Badaró usou suas redes sociais nesta quarta-feira (27) para compartilhar com amigos que já eliminou 50kg após passar por uma cirurgia bariátrica realizada há dois anos. O comunicador celebra a qualidade de vida proveniente da melhora considerável da saúde com o emagrecimento proporcionado pelo procedimento aliado à mudança no estilo de vida.

Badaró conta que não sente absolutamente nada e atualmente tem uma qualidade de vida que não lembra ter usufruído ao longo de seus 49 anos.

“Impossível não celebrar essa data que considero meu renascimento. Antes da bariátrica, sentia, de verdade, que estava morrendo. Hoje, celebro a qualidade de vida que não lembro ter experimentado ao longo desses 49 anos. Chegando aos 50, com fôlego, fé em Deus e pronto para viver os desafios da vida”, diz.

Ainda sobre a mudança para melhor na saúde depois da cirurgia, Leônidas Badaró acrescentou: “Sou a mesma pessoa que antes, comendo menos e 50kg mais magro. Exames com resultados de um jovem de 20 anos, com todas as taxas de uma pessoa saldável.

Cirurgia bariátrica: quando fazer, vantagens e riscos

A bariátrica é um tipo de cirurgia de redução do estômago, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Por ser um tipo de cirurgia que, na maior parte dos casos, é bastante invasivo, a cirurgia bariátrica geralmente só é indicada como forma de tratamento quando já se tentou outras formas de tratamento e não se obteve os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida da pessoa em risco.

Assim, antes de fazer a cirurgia bariátrica, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica com uma equipe multidisciplinar incluindo cirurgião, nutricionista, psicólogo, cardiologista e outras especialidades médicas.

A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com obesidade acima de grau II que não mostraram resultados após vários meses de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular. Entenda melhor o que é a obesidade grau II e como é feito o tratamento.

Principais vantagens

Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhoria e cura de doenças como:

  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Asma;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto.

Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associado a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e melhora da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Possíveis riscos da cirurgia

Os riscos da cirurgia bariátrica estão ligados principalmente à quantidade e gravidade de doenças associadas à obesidade, sendo as principais complicações:

  • Embolia pulmonar, que é o entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, causando dor intensa e dificuldade para respirar;
  • Sangramento interno no local da operação;
  • Fístulas, que são pequenas bolsas que se formam nos pontos internos da região operada;
  • Vômitos, diarreia e fezes com sangue.

Normalmente essas complicações surgem ainda durante o período de internamento hospitalar, e são rapidamente resolvidas pela equipe médica. No entanto, dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário fazer uma nova operação para corrigir o problema.

Tópicos