Condenado pelo TCE e alvo da Polícia Federal, Oteniel Almeida ressurge e quer ser vereador em Rio Branco
Redação Notícia Imediata
O ex-secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, filiou-se ao Podemos. Almeida é, segundo fontes, pré-candidato a vereador na capital acreana, mas possui uma trajetória um tanto malvista enquanto gestor público.
Em 2017, ele foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao pagamento de multa por ter comprado impressos de carteira de vacinação com preço acima do mercado. Além do superfaturamento, ele teria pegado “carona” numa licitação de outro município.
Operação Assepsia
Em junho de 2020 Oteniel Almeida foi alvo de uma grande operação da Polícia Federal que apurou indícios de montagem processual, simulação de pesquisas de preços, falsidade de assinaturas e novamente sobrepreço em contratações públicas.
Já em 2021, durante as investigações da segunda fase da operação deflagrada pela PF e a Controladoria Geral da União (CGU), indícios apontaram que a fraude na contratação de máscaras e álcool em gel pela Saúde de Rio Branco causou um prejuízo de mais de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos.
Em meio a repercussão nacional do escândalo de corrupção com recursos enviados pelo Governo Federal para o enfrentamento do coronavírus, Oteniel pediu demissão e sumiu dos holofotes. Recentemente, segundo consta, ele estaria atuando na assessoria do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.