Após cirurgia se prolongar por mais de três horas, vereadora Lene Petecão segue em UTI
Redação Notícia Imediata
A vereadora de Rio Branco Lene Petecão (PSD), irmão do senador Sérgio Petecão, segue internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, após passar mais de três horas na mesa de cirurgia devido a complicações durante a retirada de pedras na vesícula.
De acordo com a assessoria da parlamentar, a mesma segue na UTI, sem intubação, apenas sob observação médica.
Como havíamos noticiado anteriormente, durante a complicação, até mesmo o Drº Romeu Delilo, especialista em bariátrica, precisou ir às pressas ao hospital e auxiliou na cirurgia de Lene.
Pedra na vesícula é um pedaço endurecido de fluidos digestivos, podendo não causar sintomas, no entanto, quando a pedra bloqueia os ductos da vesícula biliar, podem surgir sintomas, como forte dor do lado direito da barriga, diarreia constante, febre, náuseas ou vômitos.
A pedra na vesícula é formada no interior da vesícula biliar, geralmente devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula. Estas pedras tendem a aumentar de tamanho com o tempo e prejudicar a saída da bile deste órgão.
O tratamento da pedra na vesícula, também chamada de colelitíase, é feito pelo gastroenterologista ou hepatologista e varia com a gravidade dos sintomas, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos para aliviar a dor ou antibióticos e cirurgia nos casos mais graves