Após aumento nos casos graves de gripe, Rio Branco tem apenas dois leitos de UTI vagos

Redação Notícia Imediata

Após aumento nos casos graves de gripe, Rio Branco tem apenas dois leitos de UTI vagos
Publicado em 23/04/2024 às 10:27

O aumento nos casos de gripe no Acre vem tensionando o sistema público de saúde. O retrato disso é o aumento na procura por atendimentos nos hospitais e as superlotações nas UTIs.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), dos 75 leitos de terapia intensiva disponíveis na rede pública, apenas seis estão vagos – dois em Rio Branco e quatro em Cruzeiro do Sul – o que totaliza 8%.

Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por exemplo, não há mais leitos disponíveis entre os 18 existentes. Já no Pronto-Socorro de Rio Branco, há apenas uma vaga, das 27 em funcionamento.

No Hospital Santa Juliana, que tem parceria com o estado, também só resta um leito livre. Em Cruzeiro do Sul, o Hospital Regional do Juruá ainda dispõe de quatro vagas. Os dados são desta segunda-feira, 22.

O aumento nas hospitalizações está ligado ao crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada, principalmente, pela influenza A e vírus sincicial respiratório (VSR).

Nos primeiros 22 dias de abril, o Acre confirmou 104 casos de síndrome gripal. Em todo o mês passado foram 130. Os números, no entanto, tendem a estar subnotificados. Segundo a Fiocruz, a tendência a longo prazo é que as notificações de gripe subam pelo menos 75% no estado.

A vacina contra a gripe é o principal método indicado para evitar a forma grave da doença, a necessidade de hospitalizações e a morte. No Brasil, 2.322 pessoas já perderam a vida por síndrome respiratória grave apenas neste ano.

Fonte: Agazetadoacre

Tópicos