Acre notificou 367 casos de dengue somente na primeira semana de janeiro

Redação Notícia Imediata

Acre notificou 367 casos de dengue somente na primeira semana de janeiro
Publicado em 10/01/2024 às 19:41

De acordo com o boletim do governo do Acre, divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o estado registrou. na primeira semana de 2024, de 1º a 7 de janeiro, 367 notificações de dengue. Os dados são do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre.

A capital Rio Branco concentra o maior número de registros, com 32,3% do total de notificações, seguida de Feijó, com 10,5% dos casos. Com a menor taxa do estado até o momento, o município do Bujari registrou apenas duas notificações de dengue na primeira semana de janeiro.

Diante do aumento de casos de síndromes febris ocasionadas pelas arboviroses (dengue, chikungunya, zika, mayaro e oropouche) em todo o país, a Sesacre preparou um boletim informativo, com base nos dados disponíveis nos painéis de monitoramento.

Aumento de casos

Conforme estimativas do Ministério da Saúde (MS), este ano o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a cinco milhões. A projeção da elevação de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil.

Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada incomum.

As arboviroses apresentam um comportamento sazonal no país, ocorrendo, principalmente, entre os meses de outubro e maio. A dengue é uma doença cíclica, que provoca um número maior de casos geralmente de três em três anos.

Decreto de emergência

O governo do Acre publicou, na última semana, o decreto nº 11.396, que estabeleceu situação de anormalidade. A medida é uma forma de planejar, alinhar e reforçar as ações de combate a dengue em todo o estado, pelo período mínimo de 90 dias.

Agazetadoacre

Tópicos