Acre deve ter explosão de casos de Covid após o Carnaval; especialistas deixam alerta
Redação Notícia Imediata
Mesmo com o fim da pandemia e medidas de flexibilização, épocas que desencadeiam grandes aglomerações preocupam as autoridades sanitárias por conta da possibilidade de aumento de casos de COVID-19, como é o caso do Carnaval.
Os cinco dias de folia acenderam um alerta nos especialistas em todo o país, principalmente em razão da nova variante da doença, a JN.1 do SARS-CoV-2, que mantém sua circulação prevalente em diversos países, incluindo Índia, China e Estados Unidos, conforme relatório recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A variante também já circula no Acre, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
O médico e infectologista Jenilson Leite confirmou que há a possibilidade de um aumento de casos não só da COVID no pós-carnaval, mas de outras doenças respiratórias.
“É possível que no pós-carnaval nós tenhamos um registro maior de casos de COVID, bem como o aumento da procura nas unidades de saúde de pessoas com doenças respiratórias. Não só a COVID, mas também a gripe, que geralmente nesse período do ano tem uma maior ocorrência. Lembrando que essas doenças são de transmissão respiratórias e tem uma facilidade maior de crescer em um ambiente onde há um aglomerado maior de pessoas”, explicou.
Contilnet