Estado celebra 50 anos de dedicação do Corpo de Bombeiros do Acre

Redação Notícia Imediata

Estado celebra 50 anos de dedicação do Corpo de Bombeiros do Acre
Foto: Pedro Devani/Secom
Publicado em 02/07/2024 às 8:53

No dia 2 de julho, o Acre celebra não apenas o Dia do Bombeiro Brasileiro, mas também a honra e a dedicação daqueles que, por 50 anos, têm sido guardiões corajosos da vida e do patrimônio, em meio aos desafios da Amazônia. Em cada missão de resgate, combate a incêndios ou auxílio em desastres naturais, os bombeiros acreanos personificam a bravura e o compromisso inabalável com a segurança da comunidade, transformando cada chamada de emergência em uma oportunidade de heroísmo cotidiano.

Fundado em abril de 1974, o Corpo de Bombeiros do Estado do Acre (CBMAC) enfrenta hoje um momento crucial num estado marcado por desafios climáticos extremos, como enchentes históricas e secas severas, na condição de ser uma instituição moldada pela evolução e adaptação, para melhor atender a população.

Uma trajetória marcada por avanços

Desde sua criação, o CBMAC passou por uma ascensão significativa. Inicialmente com recursos e equipamentos limitados, contando com apenas dois veículos em sua fundação, a corporação enfrentou dificuldades para realizar suas operações. Com o passar dos anos, houve uma ampliação na estrutura, no número de profissionais e na qualificação dos bombeiros. A separação administrativa da Polícia Militar, realizada em 1991, foi um marco que permitiu ao Corpo de Bombeiros um desenvolvimento independente e focado em suas necessidades específicas.

Nos dias atuais, o CBMAC se encontra bem equipado para enfrentar uma vasta gama de situações de emergência. A modernização trouxe novos equipamentos de proteção individual, veículos modernos e ferramentas de resgate precisas, com estruturas de peso e hoje referências nacionais, como a Torre de Treinamento e o Tanque de Mergulho, estruturas anteriormente inéditas na Região Norte. Além disso, um dos investimentos mais notáveis foi a aquisição de uma aeronave, custando R$ 32 milhões, que chegará no ano que vem e revolucionará a mobilidade e a eficácia em operações de resgate e transferência de pacientes dentro do estado.

“Nossa principal missão vai ser sempre salvar vidas, o que requer muitas ações para que aconteça. O bombeiro trabalha em diversas áreas, desde salvamento e resgate de pessoas, até atividades técnicas de prevenção, garantindo a segurança da população. Hoje temos um Corpo de Bombeiros altamente preparado, não só em termos de conhecimento, mas também em preparo emocional, psicológico, físico e tecnológico”, conta o subcomandante do CBMAC, coronel Éden Santos.

Agência de Notícias do Acre

Tópicos