Más condições de pista aérea faz empresa suspender voos para cidade isolada no Acre

Redação Notícia Imediata

Más condições de pista aérea faz empresa suspender voos para cidade isolada no Acre
Publicado em 28/05/2024 às 6:31

Uma empresa de táxi aéreo cancelou suas idas ao município de Santa Rosa do Purus, distante 300 km de Rio Branco, desde a última quarta-feira (22), por conta da deterioração da pista de pouso e decolagem do aeroporto municipal. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) afirmou que manutenções estão sendo feitas na pista diariamente e que uma nova será construída. (Veja nota completa abaixo)

Para chegar ao município, saindo da capital, só é possível através de voo fretado que cabe cinco pessoas por ida, e deve ser pago ida e volta. Outra alternativa é ir até o município de Manoel Urbano e pegar um barco ou um voo saindo da cidade. No entanto, não se tem informações de qual empresa presta este tipo de serviço na cidade. 

Santa Rosa do Purus é uma das cidades isoladas do Acre, com acesso apenas de avião ou de barco que pode demorar mais de dois dias quando o rio está com o nível baixo, o que é o caso desse período do ano. 

De acordo com o Deracre, a pista é emprestada pelo Exército Brasileiro e auxilia no trabalho de transporte de equipamentos e insumos para a reconstrução do local. Ainda na nota, a autarquia garante que irá construir uma nova pista que está projetada para atender a demanda dos próximos 50 anos e será de concreto armado, sendo a primeira do estado com esse tipo de material. 

Pista

Um dos donos da empresa Ortiz Táxi Aéreo, que foi a que cancelou os voos realizados para Santa Rosa do Purus, José Fernando Ortiz explica que a pista de decolagem e pouso só tem 500 metros que são possíveis de serem utilizados. Ele diz que a decisão veio para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes. (Veja nota completa abaixo)

Nota de suspensão de voos para Santa Rosa do Purus

“Informamos a todos os passageiros, colaboradores, Secretarias de Estado e demais interessados que, a partir de hoje, 22 de maio de 2024, estão suspensos todos os voos para o Município de Santa Rosa do Purus. 

Esta decisão foi tomada devido à precariedade da pista de pouso e decolagem, mesmo estando em processo de reforma. Embora haja uma NOTA liberando a pista para operações nos finais de semana, consideramos que as atuais condições ainda apresentam um alto risco de acidentes.

A segurança de nossos passageiros e tripulação é nossa prioridade máxima, e, por isso, não realizaremos operações para essa localidade até que a reforma da pista esteja completamente concluída e ela seja considerada segura para todas as operações.

Agradecemos a compreensão e paciência de todos durante este período. Manteremos todos informados sobre o progresso das reformas e a previsão de retomada dos voos para Santa Rosa do Purus”

Nota do Deracre

“O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informa que a pista de pouso e decolagem do aeródromo de Santa Rosa do Purus, cedida ao Exército Brasileiro, representado pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), está passando por serviços de manutenção de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, exceto aos finais de semana. O pedido de NOTAM foi formalizado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Estado tem apoiado o trabalho no transporte de equipamentos e insumos para a reconstrução da pista de pouso e decolagem. Mais de 100 viagens são realizadas para levar todo o material necessário, com cada embarcação levando, em média, 12 dias para concluir o percurso a partir do porto localizado ao lado da ponte sobre o rio Purus, na BR-364, em Manoel Urbano.

Fonte: g1acre

Tópicos