Segundo terremoto em menos de 24h é sentido no interior do Acre; moradores relatam que casas balançaram

Redação Notícia Imediata

Segundo terremoto em menos de 24h é sentido no interior do Acre; moradores relatam que casas balançaram
Foto: Reprodução/Google Earth
Publicado em 28/03/2024 às 14:58

Moradores do interior do Acre sentiram o segundo terremoto em menos de 24 horas, na noite dessa quarta-feira (27). De acordo com a Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor de magnitude 5,1 foi registrado na cidade de Pucallpa, no Peru, entretanto, moradores de Cruzeiro do Sul, distante 631 km de Rio Branco, relatam ter sentido a movimentação. Não houve ocorrências relacionadas ao tremor.

De acordo com o USGS, o abalo sísmico ocorreu por volta das 23h. Nesse horário, o mototaxista Alessandro Martins estava deitado quando sentiu o chão movimentar. Ele comentou com a esposa, que inicialmente não sentiu, e falou à Rede Amazônica Acre sobre o susto.

“Eu estava deitado na cama com a minha esposa, senti, e disse para ela: minha velha, a terra está tremendo. Ela disse que não. Eram 11 horas da noite, eu já estava deitado. Fiquei um pouco assustado, porque não é sempre que a terra treme, então a gente fica um pouco assustado. Não demorou muito não, acho que nem dois minutos. No início não imaginei que era um tremor de terra, mas lembrei que a minha filha disse que lá em Marechal Thaumaturgo, tinha dado um tremor de terra. Mas, aqui foi mais fraco do que em Marechal”, contou.

O tremor de terra em Marechal Thaumaturgo mencionado por Martins também teve 5,1 de magnitude, conforme o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, e ocorreu na manhã dessa quarta, cerca de 14h antes do que foi sentido na segunda maior cidade do estado. Esse também foi o quarto abalo sísmico sentido no estado em 2024.

De acordo com dados da plataforma Google Earth, Pucallpa fica a pouco mais de 226 km de Cruzeiro do Sul. Ainda na cidade, a autônoma Maria Cilene Souza também sentiu o tremor durante a noite. Ela disse que só soube que se tratava de um reflexo de terremoto após chegar ao trabalho na manhã desta quinta-feira (28). Maria Cilene estava em casa com os filhos e pensou que se tratava de uma tentativa de invasão.

Fonte: g1acre

Tópicos