homofobia é crime!
Rainha Gay do Carnaval de Rio Branco, Bianca Lins é alvo de ataques na internet: “vai direto pro inferno, viado”
Redação Notícia Imediata
Minutos após ter sido reeleita Rainha Gay do Carnaval de Rio Branco, na noite de sábado (10), a ativista cultural Bianca Lins foi alvo de diversos ataques nas redes sociais, a grande parte deles por pessoas que se dizem evangélicas e defensoras do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em um comentário, um homem que se apresenta nas redes sociais como Lukas Araújo, avangélico e bolsonarista, escreveu: “esse daí vai direto pro inferno, sem nem fazer curva”.
Um outro homem afirmou que a rainha Gay era o “satanás puro”. Enquanto um terceiro publicou que: “de 10 anos pra cá o que tem crescido de viado não é pouco”.
O que é homofobia?
Homofobia é o sentimento de aversão, repulsa ou ódio extremo a pessoas homossexuais. Na prática, esse tipo de preconceito é estendido a comunidade LBTQIA+ como um todo. O termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos durante os anos 1970, passando a configurar violação dos direitos humanos segundo a Anistia Internacional em 1991.
Reconhecer a homofobia é o primeiro passo para construir uma sociedade mais digna. Com tantos anos de opressão a gays, lésbicas, transsexuais e pessoas com orientações sexuais e identidades de gênero diferentes, o desrespeito se tornou comum. As piadas rolam soltas nos grupos de família ou em rodas de amigos, sem falar em estádios de futebol, onde chamar a torcida rival de “viado” é tido como um xingamento.
Dizer que homofobia é crime não é força de expressão. Desde 2019, qualquer pessoa que cometa atos homofóbicos será punida de acordo com a Lei do Racismo (7716/89), de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).