Prefeitura de Rio Branco entrega premiação do XIV Concurso de Redação da Educação Fiscal
Assessoria PMRB
Com o tema Educação Fiscal, acolha essa ideia, a Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seme) e Finanças (Sefin), premiou os alunos vencedores da melhor redação do XIV Concurso de Redação da Educação Fiscal. O concurso ocorreu nas 29 escolas de Ensino Fundamental dos anos Iniciais, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer seus direitos e deveres, desenvolver a cidadania, valorizando o bem público como patrimônio coletivo e conhecendo sobre a gestão dos recursos públicos, aprimorando, dessa forma, a sua participação na sociedade. Mil seiscentos e setenta e quatro alunos participaram do concurso.
“Os nossos alunos, mostram aos pais, à sociedade aonde os impostos e os tributos estão sendo revestidos dentro da educação. Essas crianças, elas têm um potencial onde eles também têm direitos e deveres e tomam conhecimento sobre isso, tomam ciência e eles sabem fazer a utilização para que desenvolva a própria cidadania de cada um. Isso é muito importante. Essas redações são valiosíssimas. 1.674 alunos da nossa rede municipal nos quatro anos”, destacou a secretário da Seme, Nabiha Bestene.
As escolas vencedoras ganharam equipamentos para uso no aprendizado pedagógico da escola. O secretário da Sefin, Wilson Leite, explicou que foram entregues diversos prêmios.
“Algumas escolas escolheram televisores, outros ares-condicionados, outras louças eletrônicas. Cada ganhador, uma criança com a campeã da sua escola ganhou um tablet, medalha e troféu, e o coordenador e o professor da turma também ganharam tablet. Então, esse trabalho foi feito com as 28 escolas do município. Também vamos sortear numa parceria com a Receita Federal. A Receita nos doou 29 smartphones, que a gente vai sortear para cada escola. Fruto de apreensão de produtos que não pagaram impostos, entraram no país sem o devido recolhimento do imposto. Então a Receita Federal nos doou esses produtos para que nós possamos fazer esse sorteio.”
O prefeito participou da cerimônia e foi recebido com carinho pelos alunos e professores. Ele destacou a importância de conscientizar os alunos sobre a importância dos tributos fiscais.
“Quando pede a nota fiscal, ajuda o imposto da prefeitura. As nossas crianças vão fazer a grande mudança que precisa ser feita na nossa cidade. É a mudança de comportamento. Se eu comprei, eu paguei, eu preciso da nota fiscal. Não é justo que não peça nota fiscal. Muito obrigado a todos”.
Segundo os professores, os alunos compreenderam bem o assunto e desenvolveram, com sucesso, o texto.
“Os alunos compreenderam muito bem a importância da questão dos tributos que a gente paga e ao mesmo tempo dos direitos que a gente tem de reivindicar as notas, sabendo que isso aí é uma contribuição social também que a gente está fazendo para o município, as redações, as produções dos alunos foram assim de uma qualidade fantástica mesmo, ficamos muito felizes”, disse o diretor da escola, Antonio Torres.
“É um material muito importante porque a gente vai poder desenvolver várias atividades com os alunos. Nós pegamos um kit onde tem o data show, onde são desenvolvidas as aulas em tempo real”, ressaltou a diretora, Luciânia Neves da Silva.
A estudante Nauane Nunes foi uma das alunas vencedoras, ela disse estar muito orgulhosa da conquista.
“Adorei, demorou bastante o desenvolvimento do texto, até chorei porque eu não estava conseguindo bem. Estou muito feliz”.